logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Após polêmica, Câmara adia votação do pacote anticorrupção

Camara

 

Após aprovar a urgência para o projeto de lei que estabelece medidas contra a corrupção, na tarde de quinta-feira (24), a Câmara dos Deputados adiou para a semana que vem a apreciação do tema. A decisão foi tomada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), após polêmica envolvendo a anistia ao caixa 2 nas eleições.

Com isso, a votação vai ocorrer na próxima terça-feira. O texto que será votado no plenário foi aprovado nesta madrugada pela comissão especial que analisou a matéria por quatro meses.  

O texto inclui no Código Penal o crime de caixa 2, responsabilizando os dirigentes partidários e penalizando os partidos com o pagamento de multas. Uma das divergências entre deputados da base e da oposição é se casos anteriores à lei deverão ser anistiados.

Maia disse que não vê brechas para uma anistia ao caixa 2 praticado antes da possível aprovação desta lei. O presidente da Câmara afirma que não há como anistiar práticas anteriores já que, sem a definição do que era caixa 2 nas leis, os processos eram baseados em outras práticas irregulares como corrupção passiva.

INFORMAÇÕES: GAÚCHA / AGÊNCIA BRASIL