logo fm91 logo 1500am whats-radio9

21 DE JUNHO: Inicia a estação mais fria do ano

INVERNO

Considerada a estação mais fria do ano, o inverno começa hoje, 21 de junho e se estende até 23 de setembro, quando inicia a primavera. Durante este período a temperatura se torna mais gelada, há bastante umidade no ar, as noites são mais longas e os dias mais curtos.

O outono deste ano já deu uma pequena amostra de como será o inverno, geadas já foram registradas, além de temperaturas muito baixas, o que torna essa época ideal para a degustação de um bom vinho e chocolate quente. Sem dúvida essas são somente algumas das coisas boas do inverno, estação considerada muito charmosa por diversas pessoas que geralmente capricham no visual, tiram do armário aquelas roupas pesadas, de lã, com mangas compridas e golas mais altas, xales, cachecóis, calçados fechados e tudo o que tiver de mais quentinho e confortável.

Porém, apesar da elegância das roupas, dos chocolates e da vontade deliciosa de ficar embaixo das cobertas, a estação carrega vários perigos imperceptíveis a olho nu. Não se trata somente das doenças respiratórias, mas também de males que afetam a saúde ocular e muitas outras.

As doenças mais comuns e problemáticas do inverno são: gripe, resfriados, rinite, sinusite, otite, bronquite, pneumonia, meningite, asma, bronquiolite, amigdalite e dores de ouvido. Em virtude disso alguns cuidados se fazem necessários, já que é uma época em que, a oscilação de temperaturas pode provocar algumas deficiências tanto respiratórias como oculares e musculares.

Com as baixas temperaturas o nosso corpo necessita de mais energia para se aquecer (a temperatura média do corpo mantém-se entre 36° e 37°) e assim precisamos nos alimentar melhor, é exatamente por esse motivo que temos mais fome nessa época.

Os gaúchos são os que mais sofrem com o rigoroso inverno, a formação da geada permite que as pastagens desenvolvam- se sem que haja a interferência de pragas e plantas daninhas, porém algumas plantações sofrem queimadura e podem ser prejudicadas como a do milho e do trigo.

Fonte: www.recreio.com.br e www.nippobrasil.com.br

 

Com a chegada do inverno também dáse início a Campanha do Agasalho, que este ano tem o lema ‘Roupa boa a gente doa’. Aproveite para abrir as portas do seu guarda- roupa e separar as peças que você não usa mais e doar. O CRAS de Chapada está recebendo doações, porém, já encerrou a campanha deste ano.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA