logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Poder Executivo está formando Banda Marcial Municipal

banda marcial

O Poder Público Municipal de Chapada está com um projeto cultural em relação ao desfile de 7 de Setembro que é a formação da Banda Marcial Municipal, a qual deve continuar após o desfile.

Segundo informações, a coordenação será da Assistência Social, através do gabinete da primeira-dama Sirlei Catto e também do CMD do município de Chapada.

A banda contará com coordenadores de Alas, como o ‘corpo de balizas’ e o ‘corpo coreográfico’. A regência da banda ficará a cargo do professor Juliano Morais de Oliveira.

Segundo o professor Juliano, qualquer cidadão pode participar, a ideia de formar a banda foi para abrir inscrições para toda a comunidade, com o intuito de todos tiverem a oportunidade de participar. “Claro que para a inclusão definitiva dos inscritos são realizados testes de aptidão para definir quem está em condições de executar um instrumento musical. No momento as inscrições estão encerradas, por conta da grande procura acontecida inicialmente. Mas conforme a necessidade estaremos abrindo novamente”, falou.

Não há uma quantia específica de componentes para participar da banda. Num primeiro momento serão colocadas pessoas conforme o número de instrumentos e vagas nas alas. A meta é acrescentar outros instrumentos e consequentemente aumentar a banda após o desfile de 7 de Setembro.

Já houve uma reunião onde foram colocados os objetivos e ideias deste projeto para as pessoas que participaram. Na oportunidade, também aconteceu um breve teste de coordenação motora e aptidão.

Os ensaios acontecerão todas as sextas-feiras no Centro Cultural, sendo intensificado próximo ao desfile cívico aos sábados à tarde. A definição dos instrumentos que cada um irá tocar será através de testes de aptidão.

“O tempo é curto, e a forma mais justa de seleção para evitar que alguém seja beneficiado ou tenha preferência, é através de teste de aptidão e coordenação motora. Estamos muito felizes com a grande procura e incentivo que a comunidade chapadense está dando a este projeto. São poucos lugares que mantem suas bandas marciais. É preciso evitar que esta arte se acabe. Tanto jovens como adultos gostam de música, sons, ritmos e até mesmo barulho. Então estamos apostando muito no talento da comunidade chapadense para que todos possam fazer um belo desfile no dia 7 de Setembro”, finalizou o professor Juliano.

 

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA