logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Contas de energia elétrica terão aumento a partir de 22 de julho

A ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, aprovou na reunião de diretoria realizada na terça-feira, 11 de julho, o índice final da Quarta Revisão Tarifária periódica da ELETROCAR que apresentou um reposicionamento das tarifas de energia elétrica dos consumidores da ELETROCAR em média em 14,92 %. Este reposicionamento passa a vigorar para as leituras efetuadas a partir do dia 22/07/17 até o dia 21/07/18.

A revisão tarifária é realizada a cada 5 anos e está prevista no contrato de concessão, tem como objetivo reposicionar as tarifas para assegurar a remuneração dos investimentos prudentes e cobertura dos custos operacionais eficientes, de modo a proporcionar um serviço de qualidade aos consumidores. No período entre as revisões são realizados os reajustes tarifários.

Nos componentes Financeiros, além da CVA, Conta de Variação de Valores de Itens da Parcela A, que registra as diferenças não cobertas pela tarifa no período entre reajustes tarifários relativos aos encargos setoriais e as despesas com a compra de energia elétrica, também está incluído o cálculo de neutralidade da parcela “A” que registra as variações de mercado no período de referência.

O índice de correção nas tarifas da ELETROCAR para as principais classes de consumo, em média são os seguintes:

-  Clientes atendidos em Baixa Tensão: 12,55 %

(Ex. Clientes Residenciais, comercio em geral atendidos em BT)

-  Clientes atendidos em Alta Tensão: 20,44 %

(Ex. Clientes Industriais e comerciais atendidos em AT)

-  Reajuste Médio 14,92 %

REAJUSTE APLICADO=14,92 %      

Além da ELETROCAR, outras concessionárias da região tiveram reajuste na mesma data, sendo:

- HIDROPAN (Panambi, RS)= 12,85 %

- MUXENERGIA (Tapejara, RS)= 5,44 %

Informações: João A.S. Pedroso - Assessoria de Regulação e Tarifas - Eletrocar - Carazinho