logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Reportagem no Fantástico mostra a ação de quadrilhas especializadas em abigeato

23534836

O crime de abigeato é o tema de reportagem especial produzida pela RBS TV que será exibida neste domingo (30) no programa Fantástico, da Rede Globo. A matéria abre uma série de reportagens que irá ao ar no RBS Notícias a partir de segunda-feira. O tema – que representa um grave problema econômico, social e de saúde pública – também será abordado no Jornal do Almoço de segunda-feira. Simultaneamente, em todas as emissoras do RS, haverá uma abordagem do impacto do problema em cada região.

No Fantástico, o repórter investigativo Giovani Grizotti mostra que a ação de ladrões causou prejuízo de R$ 70,6 milhões no Rio Grande do Sul no ano passado, além do risco a que está exposto quem come este tipo de carne.

A reportagem escancara a ação de quadrilhas organizadas que praticam este tipo de crime, capazes de carregar dezenas de cabeças de gado de uma só vez, utilizando caminhões geralmente clonados. Há também os bandidos especializados em carnear as rezes na propriedade, utilizando cavalos e métodos rudimentares, e os que agem em barcos, realizando o abate em plena luz do dia. A apuração revela ainda a crueldade de quem comete o crime de abigeato, já que, em muitas situações, os animais são carneados ainda vivos.

A questão sanitária também é abordada na reportagem, pois a carneação é feita sem qualquer cuidado, e a carne, transportada muitas vezes sobre o lombo dos cavalos e as partes não aproveitadas, deixadas no campo.

Um levantamento exclusivo da RBS TV indica desproporção entre os casos registrados e os inquéritos enviados à Justiça nos últimos dois anos, mostrando que o combate ao crime de abigeato não é uma prioridade da Segurança Pública do Estado.

 Fonte: ZH