logo fm91 logo 1500am whats-radio9

ACIC promoveu palestra sobre Jovem Aprendiz

aciclogo

Na última sexta-feira, dia 28 de junho, a ACIC - Associação Comercial, Industrial e Cultural de Chapada em parceria com o CIEE - Centro de Integração Empresa/Escola de Carazinho promoveram uma palestra na sede da COAGRIL - Cooperativa dos Agricultores de Chapada Ltda para as empresas chapadenses.

O objetivo era falar sobre o Programa Jovem Aprendiz, que para os jovens é uma chance de ser inserido no mundo do trabalho, e às empresas uma oportunidade de formar profissionais, aproveitar talentos e estar em sintonia com a lei da aprendizagem.

O Programa ‘Jovem Aprendiz’ é um programa de aprendizagem voltado para a preparação de jovens. A metodologia de ensino privilegia o desenvolvimento de competências a partir de uma abordagem interdisciplinar do conhecimento. Podem participar jovens de 14 a 24 anos que estejam cursando o ensino fundamental ou ensino médio. Os jovens assinam contrato com prazo determinado e duração de no máximo dois anos. A lei determina que as empresas destinem de 5% a 15% de seus quadros para a contratação de aprendizes.

O programa é desenvolvido por 17 meses, sendo que somente as primeiras 4 semanas são de aula no CIEE. Posteriormente, o aprendiz alterna quatro dias na empresa trabalhando e um dia no CIEE tendo aulas.

O aprendiz pode trabalhar na empresa 4 horas diárias, portanto, ele estará efetivamente na empresa trabalhando e aprendendo, ocupando um posto de trabalho.

FONTE: REDAÇÃO JORNAL DE CHAPADA