logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Município de Barra Funda terá recadastramento biométrico

Biometria

A Justiça Eleitoral, por determinação da juíza eleitoral de Sarandi, Andréia dos Santos Rossatto, estará atendendo junto à prefeitura de Barra Funda para a revisão do eleitorado municipal. No período de 4 a 19 de julho, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min os munícipes que ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral para a realização do recadastramento biométrico podem fazê-lo sem precisar se deslocar até o município-mãe.

Desde maio de 2013 os eleitores de Barra Funda estão sendo chamados a comparecer ao Cartório Eleitoral, em Sarandi, para a revisão do eleitorado e recadastramento biométrico, um sistema que consiste no reconhecimento individual baseado em medidas anatômicas e fisiológicas como as impressões digitais, que deve dar mais segurança na hora do voto.

Em quase dois meses de recadastramento somente 229 eleitores cumpriram com a obrigação, o que representa 9,68% do total, conforme constatado em acesso ao site do Tribunal Superior Eleitoral na segunda- feira, 1º de julho. Até 2 de outubro os 2.366 eleitores que votam no município devem ter suas digitais cadastradas no novo sistema.

O eleitor que não se recadastrar vai ter o título cancelado e poderá ser excluído do cadastro eleitoral, com severas consequências: não poderá tirar passaporte, CPF, obter empréstimos em determinadas instituições financeiras, participar de concursos públicos, receber salários de função ou emprego público, realizar ou renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros problemas.

Para fazer o recadastramento biométrico os eleitores devem comparecer na prefeitura ou no Cartório Eleitoral munidos de: título de eleitor original; original e xerox da carteira de identidade, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento, carteira profissional com foto reconhecida por lei ou certificado de reservista com foto; original e xerox do CPF; original e xerox de comprovante de residência atual em nome do eleitor – se o eleitor tiver entre 16 e 21 anos, pode apresentar o comprovante de residência em nome dos pais; se o comprovante estiver no nome do marido/ esposa, devem trazer junto certidão de casamento ou declaração de união estável (original e xerox); se o comprovante estiver em nome de outra pessoa é necessária uma declaração de residência autenticada no tabelionato (o modelo está disponível no Cartório Eleitoral). Dias 6 e 7 de julho, das 12h às 19h, o Cartório Eleitoral de Sarandi também estará aberto para atendimento aos eleitores de Barra Funda.

FONTE: VERA LÚCIA REBONATTO