logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Almirante Tamandaré busca saneamento básico

DSCN1839

Na tarde do dia 3 de julho foi realizada uma audiência pública para explicar o projeto de estação de tratamento de esgoto a ser implantado na sede do município de Almirante Tamandaré do Sul. A audiência foi realizada no pavilhão da comunidade São João Batista e teve a presença do prefeito Ironi Sebben, da secretária de Saúde, Habitação e Assistência Social Kênia Fengler, da arquiteta Classi Wandscheer e do engenheiro da Benefatto Construtora Adair Soares, empresa que vai realizar as obras.

As obras iniciam na próxima segundafeira, dia 8, com a terraplenagem no espaço onde será implantada a estação de tratamento de esgoto. A execução da obra vai ser dividida em três etapas: estação de tratamento, canalização e ligação dos pontos com o esgoto das residências. A rede coletora passará por todas as ruas da sede do município e coletará o esgoto de todas as residências. A partir da ligação do esgoto doméstico com a rede coletora, se exclui o uso de fossas sépticas nas moradias, sendo que as novas construções já devem adequar às instalações a rede coletora. A rede é composta por tubos de PVC de 15 cm de diâmetro, instalados em valas de 40 cm de largura e no mínimo 80 cm de profundidade, que vão passar, preferencialmente, pelo passeio público. A construção da rede coletora e da estação de tratamento é responsabilidade da empresa vencedora da licitação e a ligação das moradias com a rede coletora é responsabilidade dos proprietários.

Também será implantada uma estação de bombeamento para facilitar o fluxo das moradias em desnível até a estação. A obra custará em torno de um milhão de reais, com recurso da FUNASA e contrapartida do município.

 

FONTE: ASSESSORA DE IMPRENSA NÁDIA PILGER