logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Médico Cubano Richel Colazzo é convidado para ser Secretário da Saúde de Chapada

RICHEL

 

Na última quarta-feira, 14 de novembro, após o Ministério da Saúde de Cuba anunciar que irá retirar os médicos do país que estão atuando no Brasil pelo Programa Mais Médicos em função de declarações do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL), a administração do municipio de Chapada postou em sua página do facebook um convite ao médico cubano Richel Colazzo para ser o novo secretário da saúde.

Em entrevista concedida à Rádio Gaúcha na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito Carlos Alzenir Catto disse que o convite foi feito a Colazzo, o único profissional do Mais Médicos em Chapada, pelo fato de ele ter sido muito bem recebido na cidade e ter a competência elogiada pelos moradores. “Nós colocamos esse convite no site da Prefeitura, praticamente 99% da comunidade aprovou e parabenizou essa iniciativa de convidar o Dr. Richel”, disse.

Catto afirmou ainda que a Prefeitura abriu recentemente um concurso para contratar um profissional em que era o oferecido um salário de cerca de R$ 11 mil, equivalente ao salário do prefeito, mas ninguém se inscreveu. “A falta de médicos é bastante intensa. Os médicos se formam e, ou querem trabalhar na Capital ou nos grandes municípios”, disse. “Se tiver algum médico com interesse em trabalhar em Chapada, nós temos três vagas para 40 horas com salário de R$ 11 mil. Estou dizendo porque tem essa dificuldade e sei que os municípios vão ter essa dificuldade de preencher as vagas desses médicos que vão deixar de atender no Brasil”, afirmou. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Chapada tinha 9,6 mil habitantes em 2016.

A atual secretária de Saúde do município é a vereadora Loiva Mirna Gauer. No entanto, conforme Catto, ela está afastada da Câmara de Vereadores e já havia decidido, em conjunto com a prefeitura, que retornaria ao Legislativo. Para que o estrangeiro possa assumir, a Lei Orgânica do Município terá de ser alterada.

 

INFORMAÇÕES: RÁDIO SIMPATIA / RÁDIO GAÚCHA / SUL21