logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Grupo Simpatia de Comunicação conta agora também com rádio FM e o jornal ABCNotícias

fmabc

Em junho de 2001 aconteceu, na então delegacia do Ministério das Comunicações em Porto Alegre, a sessão de entrega de envelopes para licitação do canal 219 para uma estação de rádio FM comercial em Chapada. A Rádio Simpatia Ltda apresentou proposta e foi a empresa vencedora do processo de licitação n° 53790.000793/2001 entre mais outras cinco pretendentes.

O Ministério das Comunicações, pressionado pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, juntamente com as associações estaduais e pelo próprio meio político, através do ministro Paulo Bernardo Silva, expediu a Portaria n° 159, no último dia 11 de junho de 2013, publicada no Diário Oficial da União no dia seguinte, autorizando mais de uma centena de emissoras em todo o país, funcionar em caráter provisório das entidades prestadoras de Serviços de Radiodifusão e seus ancilares, que possuíssem cumulativamente: Decreto Legislativo, após deliberação do Congresso Nacional, Contrato de Concessão ou Permissão celebrado com o Ministério das Comunicações e Requerimento de Aprovação dos Locais de Instalação e Uso de Equipamentos protocolado no Ministério das Comunicações.

Com este dispositivo a Rádio Simpatia Ltda já estava autorizada a entrar no ar com emissora de FM comercial, e finalmente no Diário Oficial da União do dia 8 de julho passado foi publicado a aprovação do local de instalação e equipamentos da estação da Rádio Simpatia Ltda, (Processo n° 53000.001311/2011), permissionária do Serviço de Radiodifusão Sonora, em Frequência Modulada, na localidade de Chapada/RS o que consolidou em definitivo a finalização do processo.

Ainda em novembro de 2012 a Rádio Simpatia havia impetrado Mandado de Segurança na Justiça Federal solicitando liminar para entrar no ar. Coincidentemente tão logo notificado, o Ministério das Comunicações, através do Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica, através do despacho DEOC n° 477 de 17 de junho passado encaminhou para publicação no DOU o local de instalação e equipamentos.

Um processo licitatório nestas modalidades é oneroso, desgastante, incompreensível e inexplicavelmente longo, chegando a ser humilhante para os participantes, sendo vencedor ou não do certame.

Mas agora, em poucos dias, este novo meio de comunicação estará a serviço da população, e desta forma se consolida o Grupo Simpatia de Comunicação contando com duas emissoras de rádio e a criação de mais um jornal que se chamará ABCNotícias, que circulará semanalmente no lugar do Jornal de Chapada que passará a veicular uma vez por mês. Este novo jornal, assim como a nova emissora assumirão caráter regional e juntamente com o site compõem os cinco meios do Grupo Simpatia de Comunicação, que desta forma agrega mais um veículo de comunicação muito importante, cujo propósito central é produzir conhecimentos, informações, alegria, entretenimento e, principalmente, desempenhar um trabalho com a população da região.

 

GRUPO SIMPATIA DE COMUNICAÇÃO

Tudo começou em 1° de dezembro de 1989 quando a Rádio Simpatia AM entrou no ar. Iniciou os trabalhos com uma equipe local, totalmente sem experiência, mas foi se qualificando dia após dia e conseguiu, principalmente com o aumento de potência, em janeiro de l999 quando passou a operar com 3.000 watts, sendo referência no setor de comunicação pela proposta de programação e qualidade nos serviços prestados, com uma gestão administrativa e pessoal qualificada e eficiente na região. A Rádio Simpatia AM também abre espaço para os órgãos públicos de Chapada e região e faz cobertura de eleições, eventos, jogos e interage com a população.

Em 7 de maio de 1992 o Jornal de Chapada passou a fazer parte do mesmo grupo da Rádio e sempre atuou em Chapada desde então e tem se caracterizado principalmente na cobertura de eleições locais e regionais, circulando na manhã seguinte ao pleito com os resultados regionais e em Chapada sempre divulgou as informações do município, do Executivo e Legislativo local. Porém, pelo nome usado sempre teve restrições na região.

Para fazer frente a essa dificuldade, já a partir da próxima edição circulará um novo jornal com o nome de ABCNotícias que passará, aos poucos, a trabalhar na região. Os assinantes do Jornal de Chapada passarão a receber o ABCNotícias sem nenhum custo adicional, aliás, os preços praticados pelo Jornal de Chapada seguirão sendo usados para o novo jornal. O Jornal de Chapada, no entanto, circulará uma vez por mês encartado no ABCNotícias.

O Site da Rádio Simpatia, o www.radiosimpatia.com.br , também adquire importância gradativa. Diariamente os internautas além de poder ouvir on line a Rádio Simpatia, poderão acompanhar as entrevistas do programa Comando Geral diariamente e Ponto de Vista que vai ao ar aos sábados, além de informações de eventos, destaques da semana, informações esportivas e fotos. O site também possibilitará aos internautas curtir o som estéreo da 91,7 Simpatia FM.

E por último, junta-se ao Grupo Simpatia de Comunicação a Rádio 91,7 Simpatia FM, que como consta no editorial deste jornal, finalmente está habilitada legalmente, em caráter definitivo, com outorga do Ministério das Comunicações para entrar no ar. No entanto é incompreensível por que uma licitação de uma emissora de rádio tenha que demorar 12 anos.

A entrega dos envelopes para a licitação aconteceu em junho de 2001. Na oportunidade seis empresas se habilitaram para explorar este serviço e a Rádio Simpatia Ltda foi a vencedora da licitação para exploração do serviço de radiodifusão em frequência modulada, canal 219, emissora de classe “C” para o município de Chapada.

Ontem, quinta-feira, os técnicos iniciaram a montagem do estúdio e o sinal deverá entrar no ar nos próximos dias. A programação definitiva e a inauguração da 91,7 FM ainda não tem data para acontecer.

 gruposimpatia

FILOSOFIA DO GRUPO SIMPATIA DE COMUNICAÇÃO

 

VISÃO

O Grupo Simpatia de Comunicação quer ser reconhecido como meio de comunicação referencial pela proposta de programação e qualidade nos serviços prestados, com uma gestão administrativa e pessoal qualificada e eficiente.

 

MISSÃO

Nossa missão é ser competente na formação e informação, auxiliando no desenvolvimento econômico, cultural e social em sua região de atuação, incluindo a Rádio Simpatia AM, 91.7 Simpatia FM, Jornal de Chapada, ABCNotícias e site.

 

NEGÓCIO

Nosso negócio é, através do serviço prestado, informar, entreter e formar a população.

 

PRINCÍPIOS

*Priorizar a ética na informação e no trabalho;

*Obedecer princípios morais com o ouvinte/leitor/internauta/cliente;

*Visar a seriedade em todas as ações;

*Promover a credibilidade na equipe e junto ao ouvinte/cliente/leitor/internauta;

*Primar pela qualidade na programação e no atendimento;

*Atuar tendo a humildade como critério;

*Ter honestidade na informação e atuação.

 

Simpatia - A força da comunicação!