logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Junior Achievement retorna a Chapada para estimular o empreendedorismo

Junior Achievement 

Está prestes a iniciar em Chapada mais um programa Miniempresa através da Junior Achievement. No ano passado, 27 alunos do Instituto Estadual de Educação Júlia Billiart criaram a CATRECOS S.A/E, que produziu e comercializou porta-trecos. No Brasil, já foram 2,6 milhões de alunos beneficiados e 100 mil voluntários envolvidos. Fundada em 1919, nos Estados Unidos, é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. Atualmente está presente em 118 países e, no Brasil, possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal.

Trata-se de uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola, estimulando o seu desenvolvimento pessoal, proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios e facilitando o acesso ao mercado de trabalho.

As atividades se desenvolvem através de programas educativos com metodologia própria: ‘aprender fazendo’, aplicada junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos. Globalmente, 10 milhões de jovens participam ao ano dos programas.

A nova logomarca da empresa é: ‘O mundo mudou. E você?’. Pensando nisso, a ACIC (Associação Comercial, Industrial e Cultural de Chapada) novamente em parceria com o IEE Júlia Billiart irá desenvolver o programa.

Os encontros serão semanais (quartasfeiras), das 19h às 22h30min, em uma das salas do IEE. A data de início das jornadas ainda não foi definida, mas as inscrições já estão abertas para os alunos do 2º ano do ensino médio.

Serão no máximo 35 alunos que participarão de 15 jornadas, com acompanhamento dos advisers (voluntários) que dividirão suas experiências nas respectivas áreas: Finanças – Marilei de Oliveira (Preta), Marketing e Vendas – Caren Luísa Klein, Produção – Dariano Guth, Recursos Humanos – Ricardo Steffen e Janaína Stürmer, com o apoio da professora responsável da JB – Ester Rohr e da secretária da ACIC – Renata Ribeiro Backes.

Durante o projeto os alunos terão atividades pré-definidas dentro do cronograma, onde aprenderão sobre como começar um empreendimento.

Na quarta-feira, 31 de julho, os advisers tiveram um treinamento nas dependências da ACIC, com a gestora de Programas Patrícia Raquel König, que disse “o Projeto Miniempresa, da Junior Achievement, aposta na inovação. Despertar o espírito empreendedor dos jovens ainda na escola.

Esse é o objetivo do trabalho realizado com mais de 3.000 estudantes do segundo ano do ensino médio que participam anualmente do programa Miniempresa, desenvolvido pela Junior Achievement Rio Grande do Sul. O programa proporciona aos jovens a experiência teórica e prática em economia e negócios, através da organização e operação de uma empresa. Os alunos são convertidos em miniempresários com noções claras das principais áreas de uma empresa: marketing, finanças, recursos humanos e produção. Para 2013, se prevê um total de 115 miniempresas, atingindo cerca de 3.000 jovens”.

Marilei de Oliveira, falou sobre a expectativa com o programa e também do projeto que será desenvolvido nas escolas do interior. “Nós integrantes da ACIC, estamos muito otimistas com estes projetos, que irão abranger três escolas estaduais do município de Chapada, IEE Júlia Billiart da cidade, EEEF Israelina Martins Silveira de Boi Preto e EEEF Aloysio Hofer de São Francisco, nas escolas do interior, será trabalhado o tema: ‘Nosso planeta, nossa casa’, ministrado pelas professoras, para o ensino fundamental, e o programa Miniempresa Junior Achievement para 2ºs anos do Ensino Médio, ministrado por voluntários.

No dia 31 de julho, tivemos o treinamento com a gestora de Programas Patrícia Raquel König, que repassou além de seus conhecimentos, uma simpatia inigualável por estar atuando naquilo que gosta e nos transmitindo muita segurança, com certeza estaremos transmitindo aos alunos esta gama”.

“A vida é um caminho, não um destino, e você é arquiteto do seu caminho”.

 

FONTE: REDAÇÃO ABCNotícias