logo fm91 logo 1500am whats-radio9

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE: Participantes avaliam o evento

jmj 

Na última semana, aconteceu na cidade do Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude, evento da igreja católica que reuniu milhares de jovens de todos os lugares do mundo. Em todos esses dias, as mídias divulgaram a emoção dos peregrinos, que deixaram suas casas para fazer parte de um dos eventos cristãos mais importantes do mundo. A emoção tomou conta de todos durante a programação bem elaborada e ainda mais, pela presença do Papa Francisco, que com gestos de carinho e humildade tomou o coração de todos.

Coapacabana

Jovens de Chapada também tiveram a oportunidade de participar e poder se integrar com outras pessoas dos mais diversos países e estados do Brasil. A seguir, confira a avaliação de Jonara Stürmer, Solange Steffen e Valdecir Zöhler.

jmjchapadenses

Jonara Stürmer disse: “Essa experiência foi algo impressionante, uma novidade a cada segundo, do momento que chegamos no Rio de Janeiro até o nosso retorno, conhecer várias outras culturas, vivenciar outras espiritualidades, trocar experiências de fé com jovens de outros países foi marcante. Tivemos oportunidade de conhecer alguns pontos turísticos, vivenciar a rotina de cidade grande, sendo que também passamos por algumas dificuldades desde o deslocamento, levando até 3h até chegar nos locais onde aconteciam os eventos, questão de segurança, e até para fazer as refeições. A chuva e o frio não impediram que realizássemos nossas atividades. Pelo contrário, ajudou a fortalecermos nossa força de vontade. ‘Creio que Deus quis nos dizer algo, que temos que ser mais fortes, que apesar das dificuldades temos que seguir adiante e que a fé é o que vai nos tornar melhores’. A emoção mais forte e marcante foi estar a menos de 1 metro de distância do Papa Francisco e pudemos verificar a humildade dele, e também conversar com pessoas de quase todos os países em especial da Alemanha que é a minha descendência.

Nossa diocese ficou hospedada em casas de família onde fomos divididos em grupos, e muito bem acolhidos. A JMJ foi e continua sendo muito importante para o meu amadurecimento na fé cristã. A oportunidade de estar em contato com jovens de vários lugares do mundo, falando idiomas diferentes, com concepções de vida, condições financeiras e costumes distintos, nos faz perceber a riqueza que é a criação divina e o quanto o universo é vasto”.

jmjrs

Segundo Solange, participar da JMJ foi “uma oportunidade única, não tenho palavras para descrever os acontecimentos dessa Jornada no RJ, conhecendo pessoas incríveis e culturas diferentes, ver o Papa passando bem perto do nosso grupo, as palavras dele transmitidas a todos que participaram e aqueles que acompanharam com entusiasmo e alegria, fazendo com que mostre o caminho que Deus quer que seguimos, tudo isso muito, muito emocionante mesmo, a oportunidade de ficar numa família em que fomos bem acolhidos, a experiência de se comunicar com outros países, por mais difícil que fosse a comunicação, mesmo conhecendo um pouco a língua alemã, com certeza um marco mais que histórico em minha vida, tudo isso INCRÍVEL”.

Ide e fazei discípulos missionários em todas as nações”! “Eis-me aqui, envia-me”! “Jesus me Chamou para ser Feliz”! Uma experiência maravilhosa, e todo esse acontecimento nos motivou a nunca perdermos o FOCO, a FÉ e ESPERANÇA! que assim seja”!

mais uma do grupo

Valdecir disse que “participar da Jornada Mundial da Juventude no RJ foi um grande presente de Deus. Ao desembrulhar tal presente fui tomado de muitas surpresas e emoções. A começar pelo clima frio do RJ pouco comum durante este período, a hospitalidade e a alegria das famílias cariocas que acolheram os peregrinos do Brasil e do mundo, o caos do transporte público no Rio, principalmente até o dia 24 de julho, a oportunidade de contemplar as belezas naturais da cidade maravilhosa e acima de tudo, as grandes surpresas e emoções estavam reservadas para a vinda do papa Francisco, quando circulava no Papamóvel, antes de chegar ao palco de Copacabana já comovia os jovens e a mim pelos seus gestos de amor e ternura e depois com as suas palavras de entusiasmo, alegria e esperança aos jovens. Foi um presente de Deus que marcou profundamente minha vida e superou todas as minhas expectativas. Espero compartlhar este belo presente com todos”.

Polonia

A próxima JMJ será na cidade de Cracóvia (Polônia), em 2016, cidade natal do beato João II. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco na manhã do domingo, 28, durante a última missa da JMJ.

 

No dia 06 de agosto, os jovens Solange e Valdecir participaram do programa Comando Geral e falaram sobre a experiência na JMJ. Ouça!

 

FONTE: ABCNotícias