logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Lei pode acabar com a mochila pesada

 MOCHILA

Quase tudo o que interfere na nossa vida é resultado de alguma lei. No âmbito escolar podemos citar desde o lanche na cantina da escola, o salário do professor, e a passagem de ônibus que passam por algum tipo de legislação. O assunto do momento é a mochila escolar.

Foi criado um projeto de lei que quer limitar em 15% do peso corporal do aluno o peso máximo que ele pode carregar na sua mochila. Por exemplo, se ele pesa 50 quilos, a mochila pode pesar, no máximo, 7,5 quilos.

O objetivo é evitar que o estudante tenha problemas de coluna no futuro, quando for adulto, ou quando já estiver envelhecendo. Segundo o autor da ideia, o deputado Sandes Júnior (PP-GO), a Sociedade Brasileira de Ortopedia informou que de 60% a 70% dos problemas de coluna na fase adulta são causados por peso e esforços repetitivos na adolescência. Ou seja, o projeto quer atuar na prevenção de problemas futuros.

E para completar a proposta, a senadora Ângela Portela (PT-RR), relatora do projeto, apresentou um substitutivo acrescentando a obrigatoriedade de as escolas fornecerem armários, onde os estudantes possam guardar parte do seu material escolar.

 

FONTE: REDAÇÃO RÁDIO SIMPATIA E EBC NOTÍCIAS