logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Educação em 1° lugar!

escolaerico

Neste domingo, dia 11 de agosto, é comemorado o Dia do Estudante. Neste sentido, é interposto o real significado da educação brasileira na formação de cidadãos promissores.

Como o Dia do Estudante está se aproximando, a realidade da educação é trazida à tona em todas as partes do mundo em que a data é comemorada. Em municípios pequenos como Chapada os estudantes recebem uma educação de qualidade, com ótima base de conhecimento, professores qualificados, além das escolas possuírem infraestruturas excelentes, onde os estudantes podem se sentir seguros.

Entretanto, não são em todos os lugares que a educação é vista desta forma. Em alguns Estados brasileiros é possível verificar o descaso com este tema tão importante. As realidades são as mais diversas, alunos estudando em escolas que ainda não possuem piso no chão ainda acontece em muitos lugares, mas nem por isso os docentes perdem a força e a vontade de ensinar.

O dia do estudante comemorado em 11 de agosto, na mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX. Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos e aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa. Com o passar dos anos o aluno passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.

No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.

Fonte: www.brasilescola.com

ericoescola

No município de Chapada a educação está em um nível muito alto comparado a outras cidades brasileiras, fugindo da realidade expressa no parágrafo anterior, porém sempre é necessário que existam mais investimentos para que sejam supridas todas as necessidades que os estudantes de hoje precisam.

Quem conhece as instituições chapadenses de ensino, sabe que os estudantes estão em boas mãos, com um corpo docente preparado com bons cursos e formações continuadas, que são realizadas periodicamente, atendentes e monitores não ficam de fora, recebendo toda a preparação possível.

Um quesito muito comentado é a respeito da merenda escolar, que é preparada no município, os produtos são adquiridos através das agroindústrias familiares, consistindo em produtos saudáveis e de boa qualidade, produzidos por pequenos produtores de Chapada.

Além dos profissionais e da alimentação, é importante falar que as escolas estão bem equipadas, laboratórios de informática com máquinas em bom funcionamento e monitores qualificados, bibliotecas com bons livros, tanto didáticos, como para a leitura, são diversos fatores que vem destacar estas instituições.

infoerico

Nos últimos meses foi possível reparar nas melhorias que foram realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Érico Veríssimo, localizada na sede do município. Logo ao chegar na escola podem ser visualizadas as mudanças na quadra de esportes, que foi totalmente fechada nas laterais, proporcionando que os alunos possam fazer aulas de Educação Física mesmo com chuva. A piscina, que estava desativada foi transformada em térmica e coberta, e assim, serão iniciados trabalhos relacionados a natação. Também, parte do pátio foi coberto, pois nos dias de chuva os alunos se molhavam até chegar a área coberta. Uma das melhorias mais importantes desenvolvidas na escola foi a construção de uma rampa, que está de acordo com as leis, medida tomada para aumentar cada vez mais a segurança de todos que fazem parte da instituição. A escola Érico Veríssimo tornou-se um grande exemplo em todos os aspectos, proporcionando aos alunos uma melhor qualidade de ensino, segurança, conforto e bem-estar.

 

Todos os anos, para comemorar o Dia do Estudante, as escolas do município preparam uma programação especial, na sequência você confere a programação das escolas estaduais, sendo que a das municipais você pode conferir na página 11, do projeto Cidadania Urgente, no ABCNotícias:

Escola Estadual de Ensino Fundamental Aloysio Hofer – São Francisco

12/8 - Filme: As mil palavras;

13/8 - Merenda especial;

14/8 - Futebol gigante - Caça Pila;

15/8 - Festa dos aniversariantes do 1° semestre;

16/8 - Teatro em Barra Funda - Aquahara.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Israelina Martins Silveira – Boi Preto

- Vídeo com a música “Coração de estudante”;

- Gincana; cinema na escola;

- Viagem a Barra Funda para assistir o teatro: Aquahara.

Instituto Estadual de Educação Júlia Billiart – cidade

- 10/8 – início das atividades do Dia do Estudante com realização de gincana promovida pelo Grêmio Estudantil;

- 12 a 16/8 – participação nos JERGS;

- 15 e 16/8 – apreciação da peça teatral Aquahara em Barra Funda;

- 19 e 20/8 – interséries organizadas pelos estudantes dos 3ºs anos.

 

FONTE: ABCNotícias