logo fm91 logo 1500am whats-radio9

GMDF Alemãs estreia novo traje no 3° SonntagFest

dancaalema

Neste domingo, dia 18 de agosto, o Grupo Municipal de Danças Folclóricas Alemãs de Chapada realizará o 3° Sonntag Fest no pavilhão da comunidade evangélica de Chapada. O evento conta com a participação de diversos grupos de dança de toda a região, e também, com a participação da comunidade chapadense. Além de acontecerem apresentações dos grupos, será um dia importante para o grupo, que estreará o novo traje. Segundo informações dos integrantes, o novo traje possui uma história, e representa uma região da Alemanha.

trajealemas

Depois de muitas pesquisas, o grupo chegou ao desenho do traje que será apresentado no domingo. Através desse histórico, é possível resgatar as origens e costumes dos descendentes, além de conhecer um pouco mais sobre a cultura alemã.

“Com isso também, queremos dar um novo visual ao grupo, mostrando outras tradições de origem alemã. Utilizamos durante 12 anos o traje atual. Com o passar do tempo, os mesmos começaram a se deteriorar, e começou aí, a busca por um novo traje. Como pertencemos a uma associação de grupos alemães, nossos trajes deveriam seguir as regras, e principalmente, ter um histórico. E com a ajuda dos livros antigos ‘Das grobe buch der vostranchten’ e ‘Lebendige Tratcht in tirol’, pesquisamos trajes característicos de regiões da Alemanha.

trajealema

A maior dificuldade foi a questão da tradução desses livros, pois os mesmos eram em alemão antigo. Então buscamos a ajuda de chapadenses que sabiam ler, e nos ajudaram a traduzir e descrever os detalhes dos trajes. O modelo do traje foi escolhido pelos integrantes do grupo. Mas com o auxílio das coordenadoras de ensino da Prefeitura Municipal, conseguimos os tecidos e as costureiras para a confecção dos mesmos”, falaram os coordenadores Daniel Mai e Daniela Stürmer.

Na próxima semana você confere no ABCNotícias fotos do 3° SonntagFest e do novo traje do Grupo de Danças, além, claro, aqui no site da Simpatia.