logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Jornada Nacional de Literatura iniciará nesta terça-feira

jornada

A 15ª Jornada Nacional de Literatura, evento bianual, que acontece em Passo Fundo, neste ano de 2013 será de 27 a 31 de agosto. Ela estará voltada ao futuro e ao hoje, justificada pelo fato de que assim como toda grande ideia e toda grande obra, não vive sem o que virá e o que está vivendo.  “Leituras jovens do mundo” é o tema. A escolha do tema dá-se pela abordagem que será realizada com os jovens, falando com eles, ouvindo-os e transformando-se com eles, pois é do jovem a vida em frente, as mudanças urgentes, a vida hoje.

O mundo da atualidade passa por um processo jamais visto na história humana. Como um adolescente, desenvolve-se com a velocidade que ultrapassa mesmo a capacidade do olhar. A cada dia apresenta uma nova alternativa, concretiza-se em mutações extremas, renova-se em conceitos líquidos e dissolve as coisas sólidas que desmancham no ar. Nada mais é fixo, nada mais é profundamente verdadeiro, mesmo real. Mas esse mundo multifracionado, instável como um jovem em crise, apaixonante e instigante, é nosso, e mais: deve estar sob nosso cuidado. Por mais poderoso que seja, ele depende da proficiência crítica e da sensibilidade dos sujeitos que se manifestam em diferentes espaços.

E é dos sujeitos do futuro o destino daquilo que persiste das grandes ideias e das grandes obras.  São esses jovens, instáveis e sábios, renitentes e obstinados, conectados às mídias ou distantes dos centros de poder, os “caras” que levam consigo a promessa do amanhã, mesmo que nem mesmo eles tenham muita consciência disso. Cabe a quem está por aqui agora fazer deles os ativos guardiões de belezas e reflexivos fazedores de ideias e de obras para o amanhã, pois o mundo é um jovem a ser lido e há nele uma “galera” toda potencialmente aberta às obras, às ideias e às “Leituras jovens do mundo”.

Paralelamente a Jornada também acontecerá a tradicional Jornadinha voltada ao público do 1º ao 9º ano, que neste ano está em sua 7ª edição. Além disso, também acontecerá a Jornight para alunos do Ensino de Jovens e Adultos, bem como do Ensino Médio.

Para os demais interessados e estudantes da Universidade de Passo Fundo acontecerá a Jornada UPF com eventos apenas no turno da noite. Para essa, as inscrições ainda estão abertas.

Neste ano a novidade ficará por conta do festival de Gastronomia que também acontecerá paralelamente ao evento, já iniciando no próximo sábado, 24 de agosto, e aberto para a população em geral.

A Jornada dentro de sua programação de debates, exposições, oficinas e shows terá a presença de Yamandu Costa, Dante Ramon Ledesma, Universo Casuo, Kleiton & Kledir, Tholl, Comédia em pé, Emicida, Afro Lata, Humberto Gessinger, Luís Augusto Fischer, Ignácio de Loyola Brandão, Walcyr Carrasco, Marcelino Freire, Diana Corso, Laura Muller, Bruna Beber, Jairo Bouer, Sérgio Vaz, Luciana Savaget, Eva Furnari, Ilan Brenman, Miguel Sanches Neto, entre outros.

 

Mais informações: http://jornadasliterarias.upf.br/15jornada/