logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Médicos estrangeiros chegam ao RS para programa do Governo Federal

medicos

 

Quatro médicos vindos da Argentina desembarcaram em Porto Alegre.Chegada ocorreu também em outras capitais do Brasil nesta sexta.

Os primeiros médicos estrangeiros inscritos para participar do programa Mais Médicos, do governo federal, chegaram a Porto Alegre na tarde desta sexta-feira (23). Quatro profissionais desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, sendo dois argentinos e dois brasileiros que estudaram na Argentina. A expectativa é que cheguem 10 médicos nesta sexta.

Os médicos foram recebidos pelo diretor de programa da Secretaria de Gestão, Trabalho e Educação na Saúde, Felipe Proenço. Os estrangeiros que atuarão no estado participarão de um curso de três semanas em Porto Alegre antes de começar a trabalhar.

Na primeira rodada de seleção, 522 profissionais formados no exterior confirmaram sua participação no programa. Do total, 358 são estrangeiros e 162 são brasileiros com atuação em 32 países do mundo. Argentina (141), Espanha (100), Cuba (74), Portugal (45) e Venezuela (42) são os países com maior adesão ao programa.

Segundo o ministério, por enquanto chegam apenas os  profissionais de diversas nacionalidades selecionados na primeira rodada de contratação do programa. Os cubanos contratados num convênio com a Organização Panamericana de Saúde (Opas) ainda não têm data confirmada de chegada.

No total, entre os formados no Brasil e no exterior, 1.618 profissionais foram selecionados no primeiro mês de inscrições do Mais Médicos. O número representa 10,5% dos 15.460 médicos requisitados por 3.511 cidades.

 

FONTE: G1