logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Na véspera da abertura, movimento é grande no parque da Expointer

expointerr

A 36ª Expointer, que tem início neste sábado (23), em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre já recebe grande movimento nesta sexta-feira (22), enquanto ainda são montados os estandes no Parque Assis Brasil. Cerca de 95% de toda estrutura está pronta, segundo a organização. A expectativa é de que cerca de 500 mil pessoas passem pelo local até 1º de setembro.

O movimento de animais também é grande. A maioria já chegou ao parque. Um dos principais eventos dentro da feira, o Freio de Ouro, deve atrair cerca de 25 mil apostadores. O prêmio começou nesta quinta (22), com o julgamento de algumas raças, e terá a grande final neste domingo (25).

O secretário adjunto de Agricultura, Claudio Fioreze, espera que a feira supere o recorde de negócios da edição anterior, de R$ 2,1 bilhões. Fioreze acredita que um dos principais destaques seja na área de irrigação. "Novamente estamos com previsões não muito amigáveis em relação ao clima no final do ano, então a ordem de início da irrigação é agora", declarou.

Apesar da condição climática desfavorável, o secretário adjunto afirma que o clima da Expointer é de celebração, porque a safra 2013/2014 poderá ser a maior da história. "Teremos uma safra histórica, com o maior valor da história do Rio Grande do Sul em termos de renda, e isso é um conjunto que vai ser celebrado na Expointer", declarou.

Ao todo, foram inscritos 5,6 mil animais de argola, o que representa uma baixa de 10% em relação ao ano passado. Os organizadores afirmam que é normal haver uma variação neste número, e consideram os custos dos criadores com transporte de animais e estadia como as principais causas da redução. Entretanto, com os rústicos, foram mais de 7,7 mil animais inscritos.

Segundo a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Crioulo (ABCCC), um dos maiores valores obtidos na venda de um animal foi de R$ 11 milhões, em cotas. O cavalo crioulo representa 70% dos negócios da feira.

FONTE: G1