logo fm91 logo 1500am whats-radio9

Aposentados e pensionistas recebem primeira parcela do 13º salário

aposentados

Os aposentados e pensionistas começam a receber a primeira parcela do 13º salário nesta segunda-feira, 26 de agosto. O advogado Clayton Leal explica como será feito o pagamento, que deve ser realizado de acordo com o número final do cartão benefício, recebido pela Previdência Social.

Leal explica quem são os beneficiados. “Todos os segurados da Previdência Social que recebem alguns tipos de benefícios são titulares deste direito. Aqueles que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio doença, auxílio acidente, salário maternidade e auxílio reclusão tem direito a receber o benefício”, afirma.

A tabela observa o número final do benefício. Primeiro são privilegiados todos aqueles que recebem um salário mínimo. “Até o dia 2, todos esses receberão. Depois, do dia 2 ao dia 6, aqueles que recebem acima de um salário mínimo, conforme a ordem numérica dos benefícios, serão contemplados”, explica Clayton.

O advogado também explica de qual forma é feito o cálculo deste benefício. “O valor é calculado de forma proporcional. Se você recebe o benefício desde janeiro, então o pagamento vai ser integral. Se o pagamento do benefício começou em abril, por exemplo, será feito o pagamento proporcional”, diz.

Clayton Leal também esclarece que não haverá cobrança de impostos nesta fase. “Nessa primeira parcela não haverá incidência de nenhum imposto. O imposto de renda para os segurados, que recebem acima do teto de isenção, será descontado somente no final do ano com a segunda parcela, no mês de dezembro”, finaliza.

FONTE: G1